Bancada Didática de Motor Diesel - BA-0128
MecânicaDESCRIÇÃO
A bancada didática para treinamento em motores de combustão interna do tipo ciclo diesel (motor vivo), tem como objetivo auxiliar as aulas de manutenção veicular, possibilitando um completo aprendizado nos diversos sistemas embarcados que compõem esta bancada de treinamento automotivo
A bancada apresenta um conjunto real de motor diesel em pleno funcionamento montado em plataforma metálica confeccionada em chapas e aço tubular 1010/1020 com pintura epóxi pelo processo eletrostático, apoiando-se em 04 rodízios com travas e devidamente protegido lateralmente de forma a evitar o contato com suas partes móveis. Dispõe de um painel frontal contendo diversos instrumentos de medição para acompanhamento dos sinais do motor durante os ensaios acadêmicos e um sistema de monitoração micro controlado com LCD gráfico e software que permitem visualizar o estado dos sensores através de gráficos e inserções de avarias. O conjunto utiliza componentes reais em sua estrutura, o motor utilizado nessa bancada de combustão interna de Ciclo Diesel.
ESPECIFICAÇÕES DOS COMPONENTES
- Motor de combustão interna Ciclo diese: Motor 2.8 a 3.2L, com 4 cilindros em linha; Potência aproximada 170cv a 3600 rpm;
- Sistema de arrefecimento completo com ventilador (elétrico ou mecânico), radiador de calor, bomba de circulação, reservatório de fluído de radiador, mangueiras entre outros.
- Sistema elétrico automotivo com alternador, bateria, motor de arranque, chave de ignição, relés, fusíveis, painel de instrumentos e todos os outros componentes necessários para seu funcionamento;
- Sistema completo de admissão de ar e exaustão incluindo filtro de ar, escapamento, catalisador entre outros.
- Sistema de injeção completo incluindo central eletrônica, sensor de pressão absoluta do coletor, bicos injetores, bomba de combustível, com sensor de posição (TPS), válvula de controle de marcha lenta (IAC), sensor de temperatura de ar (ACT), sensor de temperatura do líquido de arrefecimento (ECT), cebolinha de óleo, bicos injetores de combustível, sensor de detonação (KS), sensor de posição da arvore de manivelas (CKP), sensor de oxigênio (HEGO), cebolinha de temperatura do líquido do arrefecimento, bomba de combustível, sensor de nível de combustível entre outros;
- Tanque de combustível com capacidade de 20L para diesel.
- Turbina impulsionada pelos gases de queima e a compressão do ar de admissão até o sistema de intercooler.
SISTEMA DE MONITORAÇÃO E INSERÇÃO DE AVARIAS
Além desses sistemas, o kit didático apresenta Software acompanhado em IHM por processamento microcontrolado, acompanhado de experimentos dinâmicos, inserção de avarias (Ignição; Partida; Admissão; Fase; Arrefecimento; Injeção; Aceleração; Lubrificação), e demonstração dos funcionamentos dos sensores em tempo real.
Características:
Sistema de monitoração e inserção de avarias por microcontrolador, com indicação através de uma interface-homem-máquina gráfica com display de cristal líquido TFT colorido com resolução de 320x240 pixels, utilizando um manche analógico bidirecional para a navegação pelos menus de configuração e comunicação com PC via interface RS232. O sistema de monitoração tem o intuito de monitorar, em tempo real, as grandezas dos elementos e/ou dispositivos (sensores e atuadores) tanto numericamente quanto graficamente.
MANUAIS E ACESSÓRIOS
• Manual de utilização, em português, dos principais pontos da tecnologia em estudo;
• Cabos para ligações suficientes para todos os experimentos;