Bancada Didática Máquinas Elétricas Rotativas - BA1262

Eletrotécnica

DESCRIÇÃO

Bancada de ensaios de máquinas com finalidade no estudo em máquinas elétricas rotativas. Apesar das máquinas possuírem potências fracionadas, estas apresentam características muito próximas a grandes motores e geradores encontrados na indústria, com a grande vantagem que com o tamanho reduzido de tais máquinas propiciam uma grande flexibilidade nos trabalhos técnicos e estudos.


PRINCIPAIS CARACTERISTICAS

Conjunto de motores possui uma base metálica com coxins para o acoplamento longitudinal das três máquinas simultaneamente com uso de luvas elásticas sendo que pelo menos uma das máquinas possui eixo duplo para acoplamento do conjunto.

Bancada confeccionada em perfil de alumínio reforçada com dimensões de comprimento 1600mmx profundidade 600x altura 1100mm, porta

Todas as máquinas elétricas rotativas têm a mesma altura do eixo para o perfeito acoplamento das máquinas. Possui diagrama elétrico e dados de placas a simbologia dos enrolamentos para conexão por bornes tipo banana de 4 mm para as ligações

1X - Máquina assíncrona de anéis rotor bobinado:

Motor assíncrono de indução, tipo rotor bobinado com potência de 1 CV, 4 polos e frequência nominal 60 hz com 06 grupos de bobinas independentes, de 220v cada um. 15 terminais acessíveis na caixa de ligação, sendo 2 para cada um dos seis grupos de bobinas e 3 para os anéis.

1x Banco de reostato independente para o controle de velocidade, com caixa adequada, terminais acessíveis, sendo composto de um sistema de 3 resistências podendo funcionar em regime contínuo; com cursor manual.

1x Máquina síncrona:

Motor síncrono trifásico com enrolamento de campo no rotor e terminais acessíveis: possui potência de 1 CV, rotação nominal de 1800 rpm, 60 hz, 06 grupos de bobinas independentes com a tensão nominal na bobina de 220V;

1x Máquina CC

Motor de corrente continua com enrolamento de campo e armadura, possibilidade de ligação da máquina em shunt, série, composta e independente com enrolamento auxiliar de interpolo: potência mínima de 1 CV, rotação nominal de 1800 rpm, tensão nominal mínima de 190 v e máxima de 220 v, 4 pólos. todos os terminais dos enrolamentos de campo, armadura e auxiliares devem ser acessíveis através de bornes na caixa de ligação.

1x Banco de resistências de carga ligadas em paralelo com potência de 300 VA/220 V com chaves interruptoras monopolares, permitindo assim atingir até a carga máxima do módulo, monofásico, trifásico. Módulo adequado e compatível em potência as práticas de geração de energia elétrica dos gerados fornecidos.

2x Fonte de alimentação em corrente contínua variável para excitação das máquinas: composta por transformador variável e ponte retificadora de silício, com entrada monofásica de 220 V, 60 Hz e saída de 0 até 220 vcc, com corrente suficiente para excitação das máquinas síncrona e de corrente contínua.


DOCUMENTAÇÃO E ACESSÓRIOS

Manual de instalação, operação e manutenção do conjunto (cópia impressa e digital);

Manual dos equipamentos, bem como apostila de teorias e experiências em Português.

Cabos de ligações em quantidades de:

• Cabo banana 4 mm 500 mm Vermelho: 09 peças;

• Cabo banana 4 mm 500 mm Amarelo: 09 peças;

• Cabo banana 4 mm 500 mm Preto: 09 peças;

• Cabo banana 4 mm 500 mm Azul: 09 peças;

• Cabo banana 2 mm 750 mm Vermelho: 06 peças;

• Cabo banana 2 mm 750 mm Preto: 06 peças.