Bancada Didática Automotiva - Motor Flex 1.0

Mecânica

DESCRIÇÃO

Conjunto didático em motores de combustão interna confeccionado com motores nacionais tem como objetivo auxiliar as aulas de manutenção veicular, possibilitando um completo aprendizado nos diversos sistemas embarcados que compõem esta bancada de treinamento automotivo.

Bancada didática composta por um motor automotivo de combustão flex, tipo ciclo Otto, com os dispositivos dos sistemas e componentes com fácil visualização e em pleno funcionamento, montados sobre cavalete fabricado em chapas e tubos de aço, com pintura eletrostática epóxi e com rodízios.

O conjunto utiliza componentes reais em sua estrutura, sendo que o motor utilizado é a combustão interna Ciclo Otto, Flex 1000 cilindradas com injeção eletrônica de combustível.

.

ESPECIFICAÇÕES DO MOTOR

 Número de cilindros: 4 em linha;

 Potência Máxima: 72cv a 5250rpm (Gasolina) e 76cv a 5250rpm (Etanol);

 Modelo: 1.0 8V Flex;

PRINCIPAIS COMPONENTES DA BANCADA

• Sistema de monitoração

• Indicador de pressão de combustível

• Indicador de vácuo

• Painel de instrumentos

• Tomada de serviço OBD

• Chave de ignição

• ECU

• Chave geral de liga/desliga

• Motor

• . Motor automotivo completo seminovo com todos os componentes para seu funcionamento;

• Sistema de arrefecimento completo com eletro ventilador, radiador de calor, bomba de circulação, reservatório, mangueira entre outros;

• Sistema elétrico automotivo com alternador, bateria, motor de arranque, chave de ignição, relés, fusíveis, painel de instrumentos e todos os outros componentes necessários para seu funcionamento

• Sistema completo de admissão de ar e exaustão, incluindo filtro de ar, escapamento, catalisador entre outros;

SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA

Sistema de injeção eletrônica completo;

• central eletrônica (ECU)

• sensor de pressão absoluta do coletor (MAP),

• velas de ignição,

• bobina de ignição (DIS),

• corpo da borboleta com sensor de posição (TPS),

• válvula de controle de marcha lenta (IAC),

• sensor de temperatura de ar (ACT),

• sensor de temperatura do líquido de arrefecimento (ECT),

• cebolinha de óleo,

• bicos injetores de combustível,

• sensor de detonação (KS),

• sensor de posição da arvore de manivelas (CKP),

• sensor de oxigênio (HEGO),

• cebolinha de temperatura do líquido do arrefecimento,

• bomba de combustível,

• sensor de nível de combustível entre outros;

SISTEMA SIMULADOR DE FALHAS

O simulador de falhas desenvolvido tem o intuito de simular erros nos sistemas que controlam o motor. No mesmo, até oito defeitos podem ser acionados, entre eles:

Sistema de arrefecimento;

Pressão de ar no coletor;

Recarga de bateria.

Falta de carga de bateria (alternador)

Falta de partida (Relé do motor de partida)

Injeção eletrônica (avarias nos principais sensores)

Falta de potência no motor (Bicos injetores)

Bomba de combustível inoperante - Falta de comunicação CAN

MANUAIS E ACESSÓRIOS

 Manual de utilização, em português, dos principais pontos da tecnologia em estudo;

 Cabos para ligações suficientes para todos os experimentos;