Bancada para estudo em Escoamento Aberto

Mecânica

DESCRIÇÃO

O equipamento, permite a realização de inúmeras práticas demonstrativas, pois possui elementos e estruturas necessários para produzir variadas condições de escoamento sendo um importante recurso didático para a realização das atividades

 O desenvolvimento de atividades práticas, são fundamentadas nos conceitos teóricos, que contribuem no processo de aprendizagem.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

Canal de acrílico para realização de experimentos escoamento aberto de fluídos, ensaios de comportas com vertedores e ressaltos hidráulico. O sistema possui sistema de elevação para controle de inclinação do canal, acessórios para os experimentos, manômetros de coluna d’água e calha acrílica com comprimento útil de 3 metros. É constituído em formato de bancada e possui 04 rodas com sistema de travamento para facilidade de locomoção. Dimensões do canal é de C x L x A = 3000 mm x 600 mm x 1500 mm.

Componentes

1- Caixa de comando para acionamento da parte elétrica do sistema, display digital de LED para visualização das mudanças de frequência da bomba, controlado via potenciômetro.

2- Reservatório de aço inoxidável capacidade volumétrica de 350 litros, estando o reservatório acoplado à estrutura central da bancada.

3- Bomba com potência mínima de 1 CV, monofásica, inversor de frequência para visualizar as variações de potência de uma bomba centrífuga.

4- Apoiado sobre a estrutura metálica, possui uma calha para visualização da circulação da água, confeccionada em acrílico cristal transparente e comprimento útil mínimo de 3000 mm, com ajuste de inclinação (elevação) por sistema elétrico automatizado, acionado através de controle conjunto 1 manual com cabo.

5- Caixa de descarga constituída em acrílico cristal transparente, possuindo escala milimetrada para visualização do nível, flange para eliminação de resquícios de fluidos e sistema com chicane para evitar a turbulência da água durante a realização dos ensaios.

6- Caixa adutora constituída em acrílico cristal transparente, possuindo escala milimetrada para visualização do nível, flange para eliminação de resquícios de fluidos, sistema com chicane para evitar a turbulência da água durante a realização dos ensaios e indicador de ângulo digital por inclinação.

7- O módulo, possui 3 tubulações para verificação de ensaios de vazão, em tubulações de PVC, contendo tubo de Venturi confeccionado em acrílico cristal, placa de orifício confeccionada em acrílico cristal, além de diversos pontos adicionais para verificações de perda de carga do sistema com conexões do tipo M5.

8- Medidor de fluxo do tipo flutuador com medição em LPH.

9- Conexões do tipo M5, de engate rápido, distribuídas pela extensão da calha acrílica, para visualizações estratégicas da circulação do fluido.

10- 5 metros de mangueira para conexão dos tomadores de pressão.

ACESSORIOS DA BANCADA

• Linígrafo de ponta, digital, para visualização com alta precisão da profundidade do canal.

• Medidor de velocidade do tipo Pitot L para medidas de velocidade do fluido e velocidade estática.

• Conjunto de vertedores removíveis (no mínimo 4 tipos: triangular, retangular, orifício e de fechamento total) em acrílico.

• Painel auxiliar, confeccionado em estrutura de aço, altura mínima de 1500mm, com rodas para facilidade de locomoção, contendo 01 manômetro tubo em “U” de vidro de alta resistência, com escala mínima de 400-0-400 MCU para visualizações dos diferenciais de pressão.

• Manômetro diferencial em vidro de alta resistência, com escala mínima de 0 – 350 MCU.

• Manual do usuário.