Bancada Didática Treinamento em Protocolo Hart

Eletrotécnica

DESCRIÇÃO

Kit didático para estudos práticos de controle de automação industrial.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Estrutura em alumínio anodizado de 30x30mm, nas dimensões de 500mm x 450mm x 300mm, com base de apoio para fixação dos componentes com pintura de proteção contra oxidação. Componentes fixados na estrutura com placa de aço com as simbologias impressas de forma indelével.

Maleta para armazenamento e transporte do kit, monobloco, equipada com rodízios, alça telescópica e fechos para cadeado. Dimensões aproximadas de 560mm x 480mm x 350mm.

O kit permite configuração de 4 a 20mA mais Hart para uso em bancada.

COMPONENTES DA BANCADA

- 02 transmissores de pressão diferencial 4/20Ma com controle PID incorporado HART, alimentação de 12 a 24 VDC (pelo barramento 02 fios) precisão de 0,045% dos SPAN, indicador de cristal líquido, à prova de explosão, à prova de tempo e intrinsecamente seguro, Exatidão de ±0,04%, Estabilidade de ±0,2% do URL, Rangeabilidade de 120:1, Totalização Não-Volátil, Linearização para Tanque, Tempo de Resposta de 100ms, Função de Controle PID, Medição de Vazão Bidirecional, Diagnóstico Avançado, Ampla Biblioteca de Blocos Funcionais, Maior Capacidade de Execução de Blocos Funcionais, Blocos Funcionais Instanciáveis, Suporta DD, EDDL e FDT/DTM, Três Opções de Tecnologia.

- 01 transmissor inteligente de temperatura 4-20Ma com controle PID incorporado – HART, alimentação de 12 a 24VDC (pelo barramento a 02 fios) precisão de 0,02% do SPAN, elemento de medição selecionável, incluindo termo resistência e termopar tipo B e J, K, N, R,S, T. Uma única unidade aceita sinais de: Termopares, RTD's e RTD's Diferenciais, Sinais de mV de pirômetros de radiação, células de cargas, Sinais Ohm de indicadores de posição, Indicador de cristal líquido de 4½-dígitos numéricos e 5 caracteres alfanuméricos. Permite montagem em várias posições facilitando a visualização. 

- Interface de comunicação HART USB: A interface de comunicação proporciona conexão de qualquer equipamento HART baseado no padrão de modulação em frequência FSK (frequency-shift keying) com um computador pessoal, via porta USB (universal serial bus). O equipamento se conecta pela porta USB do computador, pela qual é alimento, possibilita que o usuário alimente o equipamento HART ao qual deseja se comunicar, seja ele alimentado por tensão ou corrente (transmissores convencionais ou posicionadores de válvulas). A interface possui carga interna de 250 Ohm para auxiliar a comunicação do equipamento com o modem HART. Compatível com equipamentos HART do mercado, possibilita interoperabilidade de fabricantes em relação a equipamentos e sistemas, opera com qualquer software de configuração e monitoração que utilize a porta USB para comunicação com a rede HART. 

- Circuito de proteção com disjuntor bipolar, botão liga, botão desliga e emergência. Sinalização de equipamento ligado e energizado;

- Alimentação 127/220VAC.

- Fonte 24Vcc, 2 A,

- 02 esfigmomanômetros;

- 01 simulador de termo resistência com potenciômetro com dial graduado e chave liga e desliga;

 - 02 chaves magnéticas para ajuste local. (Referência: SMAR/MODELO Sd1)

 - Barramento para comunicação a dois fios;

- Mídia (pendrive ou CDROOM) com todas as documentações

- Software de configuração compatível com IBM-PC e Windows, WINDOWS 7 PROFESSIONAL 64 BITS. O software possui interface aberta independente para a operação de dispositivos, sistemas e interfaces de comunicação integrado a interface FDT. A FDT (Field Device Tool) é o padrão para a unificação da interface entre o dispositivo e a interface do usuário. A FDT integra rapidamente a operação do dispositivo. (Referência: PACTWARE)

 NORMAS:

NR10 - QUANTO AOS RISCOS ELÉTRICOS AO OPERADOR;

NR12 - QUANTO AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS E SINALIZAÇÃO;

NBR5410 - QUANTO AO DIMENSIONAMENTO ELÉTRICO E SISTEMA DE ATERRAMENTO.

ACESSÓRIOS

Catálogo dos equipamentos;

Manual do usuário em língua em Portuguesa,

apostila com sugestões de aulas práticas.

Todos os cabos necessários para ligações comunicação e programação;